domingo, 17 de fevereiro de 2008

Feio = Bonito

Eu acho o feio bonito. Claro, depende de que (ou qual) feio estamos falando. Em todo caso, na média eu gosto mais dos menos favorecidos. Não sei se é por que me incluo nessa categoria ou apenas simpatia. O fato é que o feio me atrai.






Dedé com 18 anos










O engraçado é que não estou sozinho. Isso é uma tendência. Cada vez mais nos identificamos com personagens feios. Isso se reflete tanto no cinema como na propaganda. Não incluo as mulheres de Dove nessa. Mesmo eles usando gordinhas, magrelas e sardentinhas, sempre escolhem o melhor espécime de cada tipo. Nenhuma delas pode ser considerada feia. Quando eu falo de pessoas menos favorecidas me refiro a galera feiosa mesmo. Posso enumerar alguns exemplos, rapidamente me chega a memória o Costinha e o Nicolas Cage. E não venham me dizer que eles são bonitos. Posso até aceitar o adjetivo charmoso. Nada mais que isso. Assim como esses dois, existem muitos outros bons representantes da feiura humana.





Eu com o cabelo pintado







Mesmo assim, observo que algumas marcas teimam em colocar apenas modelinhos bonitinhos em suas campanhas. Lembro de alguns fílmes de Skol onde os personagens principais eram bem peculiares. Gosto de todos eles e, além das boas idéias, coloco muito crédito nos atores feiosos para o sucesso.

O Diego Medina é engraçado. Mas nenhum príncipe. Por sinal se ele ver isso vai me matar.





Mesmo observando isso como uma tendência, a maioria das marcas procura sempre o mesmo tipo de modelos. Aquela carinha carimbada. A Jaqueline do BBB8. Quantos castings você não viu com ela ou tipos como o dela? Um reflexo disso é uma propaganda cada vez mais pasteurizada. Os modelos são os mesmos. Os rostos são os mesmos. Falta personalidade. A identificação com a base da sociedade é quase nula. Afinal, são muito poucos os privilegiados (como a minha mulher) que nasceram com atributos físicos de primeira linha.

Se bem que tem empresa que já se ligou nisso.



Quem são os personagens que lhe vem a memória quando falamos em propaganda? Carlos Moreno? Baixinho da Kaiser? Arakem o gol man? (desencavei esse) Todos eles são feios. Por que será? Uma cara feia marca. Eu que o diga.















Tudo bem, tenho que concordar que o velho truque de colocar mulher gostosa em cartaz de cerveja funciona comigo. Mas aí é uma função fisiológica. Agora me pergunte o nome de uma delas ou qual faz propaganda de que cerveja? Não lembro. Tudo vira paisagem. E digo mais, se a cerveja estiver quente não tem mulher gostosa que me faça beber. Bom, se bem que aqui na Alemanha é só assim que eu tomo. Não... não acompanhado de mulher bonita. Eu bebo é cerveja quente mesmo.






6 comentários:

_ _ _ _ _ _ disse...

Eu acho vc lindo.
E o Dedé tb.
Soh o Nicholas Cage eh que destoa mesmo.
Abs do Perna.

João Braga disse...

E tem também os feios que parecem bonitos. Ou vai negar que o Fabiol é fotogênico?

Abs Locão.

pai disse...

Tu queres cartaz?

pai disse...

Sinatra ja disse, algum dia,que Something era a musica do seculoXX.

Andre Santos disse...

Faltou a foto do Digão nesse post, vou providenciar para vc...
Abs do Lezão...

André Laurentino disse...

Eu sou bonito.
Aquela foto não é tão boa.
Tem uma sem os óculos, saindo da casa de certa senhora em Porto Alegre (ooooopa!), onde estou bem melhor.

Abraços,

Dedé
com 35 anos.