terça-feira, 27 de novembro de 2007

Dualidade















Tem manhãs que acordo triste. Mais um dia em uma terra desconhecida. Olho pela janela e as gotas de água se acumulam congeladas no vidro. Através delas, distingue-se a silhueta da antena da TV. Estou sozinho e triste, com medo do clima e da vida. Abro a porta do prédio e o frio cortante atravessa meu corpo como partículas de urânio enriquecido. Caminhando pelas ruas úmidas de Berlim, vejo crianças. Elas andam animadas e conversam em seu dialeto intelinigível. Uma delas me olha nos olhos e pronuncia palavras que não consigo entender. Fico deprimido. Não me sinto capaz de um dia me comunicar em alemão. Me lembro que talvez seja esse o motivo de ainda não ter amigos de língua nativa. Quem vai perder tempo com mais um imigrante solitário e perdido? Preciso de tanto e tenho tão pouco. Deus não parece justo comigo.

Tem manhãs que acordo feliz. Mais um dia em uma terra a ser explorada. Olho pela janela e as gotas de água se acumulam congeladas no vidro. Através delas, distingue-se a silhueta da antena da TV. Fico contente por acordar com uma vista tão especial. Abro a porta do prédio e o frio me desperta para o momento mágico de viver o inverno europeu. Caminhando pelas ruas úmidas de Berlim vejo crianças. Elas andam animadas e conversam em seu dialeto curioso. Uma delas me olha nos olhos e pronuncia palavras que um dia entenderei. Fico ainda mais feliz. Que oportunidade maravilhosa de aprender uma lingual tão difícil. Assim que conseguir me comunicar, poderei fazer ainda mais amigos. Até lá vou aproveitar o tempo de solidão para me conhecer melhor e estudar arte. Tem dias que é melhor ficar sozinho para se concentrar no que interessa. Tenho tudo que preciso. Não tenho o direito de reclamar de Deus.

O truque dos dois textos é velho, mas isso não é propaganda.

2 comentários:

Felipe Victolla disse...

Bala, Marco Loco! Traduziu bem o espírito do imigrante! Ficou bem bom esse texto.

Unknown disse...

texto tri bacana, marco!!!

dá vontade de ler!!!

abração ae, colorado!!!