quinta-feira, 10 de julho de 2008

Mídia

Os profissionais de mídia são muito importantes. Uma colocação errada pode destruir ou ajudar uma campanha. Nós criadores não costumamos dar o valor e a atenção que eles merecem. Lembramos apenas quando precisamos entrar em uma baladinha ou veicular um fantasma. Como minha esposa começou nessa área, aprendi a respeitar esses colegas. Além de aproveitar os convites VIP para as festas que chegavam, claro.

Para a maioria dos meus amigos, basta fazer uns “x” e assinalar as semanas onde o anúncio vai veicular. Pronto, pode ficar o resto do dia surfando na internet. O que eles não sabem é que não precisa mais fazer “x” hoje em dia. Ou precisa? Sinceramente também não sei.

Por outro lado, divirto-me com anúncios não tão bem colocados. É a tradicional piada pronta. Hoje com a segmentação das mídias esse cuidado fica cada vez mais fácil. O problema é quando vai para mídia exterior. Ninguém sabe de antemão qual será o anuncio do lado ou onde estará a placa. Tudo bem, não sabem mas deveriam saber. Sinceramente, conheci poucos caras que tiveram paciência e tempo para observar onde são os pontos de outdoor e frontlight onde veicularão a campanha.

Em muitas oportunidades, a colocação do anúncio é a própria idéia. Quem disse que mídia não pode ser criativa? Olhem por exemplo esse citylight de turismo no Brasil aqui na Alemanha. Exatamente do lado de um para doar dinheiro para as crianças famintas. Mídia casadinha. Tinha como ser melhor?

2 comentários:

Henrique Versteeg-Vedana disse...

Graaaande Marco!
Cara, por algum motivo, muitas pessoas estão acessando o meu blog a partir do teu, tu sabe o porquê (além do óbvio - um link pro "blog do vedana")? Tu tem muitos visitantes?

Falando em campanhas, que tal essa? http://www.businesswireindia.com/PressRelease.asp?b2mid=16602

Como vocês lidam com co-criação e engajamento de stakeholders (clientes/consumidores) na criação das campanhas??

Abraço véio!
Vedana

Mila disse...

Marco, sou estudante de PP da PUC e hj pela manhã assisti a palestra do pessoal da Perestroika com a tua participaçao. Resolvi vim falar contigo pelo seguinte: planejo na metade do ano q vem ir para Alemanha estudar - convenio q a PUC tem com algumas universidades de lá. Queria conversar contigo pra troca uma idéia de como são as coisas por aí, qual o melhor lugar pra eu ir dentre as opções q eles dão... essas coisas. Q tu acha? Se tu tive afim, pode me add no msn cazis@hotmail.com. Valeu!